Como forma de precaução, muitas empresas buscam alternativas por meio da locação e compra de geradores para não sofrerem os impactos de um colapso.
Movidos à gasolina ou a diesel, os geradores são ideais para hospitais, construção civil, indústrias, hotéis, eventos, shoppings centers, condomínios, supermercados e outros locais onde não pode faltar energia. É muito vantajoso o uso do gerador, pois ele irá funcionar nos momentos em que ocorre falta ou falha no fornecimento de energia, evitando prejuízos.
Em quais regimes de potência ele opera?
Stand-by ou Emergência – esse regime de trabalho é utilizado em locais onde o grupo gerador substitui a energia da concessionária ou da fonte de energia principal. Esse sistema normalmente é usado para aplicações de emergência. Eles são dimensionados para operar com cargas variáveis por um período de até 200 horas/ano.
Prime – esse grupo é utilizado em instalações servidas por uma fonte normal e confiável de energia, onde os equipamentos serão dimensionados para alimentar cargas variáveis em serviços programados e frequentes, como o horário de ponta. O regime de trabalho prime permite que o grupo gerador trabalhe em paralelo com a concessionária, mas nesse caso, a carga média não deve exceder o máximo de 70%.
Contínuo ou carga básica – indicado para sistemas em que o gerador de energia é sua fonte principal, ou seja, não tem outra fonte como concessionária. Nesse tipo de aplicação, os grupos geradores são conectados em paralelo com a fonte usual de energia e trabalham sob carga constante por longos períodos de tempo.
Conheça as vantagens do gerador de energia
A interrupção de energia pode causar muitos prejuízos para diversos segmentos (já citados acima) e pode gerar consequências graves em hospitais, por exemplo. Pensando nisso, é importante considerar a possibilidade de utilizar um gerador de energia para evitar dores de cabeça. Confira os benefícios:
>> Mais segurança
Esse é um dos principais benefícios de utilizar o equipamento. Vamos te dar um exemplo: ocorre um apagão na sua empresa ou no seu condomínio à noite. Quantos transtornos isso ocasionaria? Nesse caso, os geradores permitem que os equipamentos de segurança, como detectores de fumaça e calor, hidrantes, elevadores e sistemas de alarmes não tenham seu funcionamento interrompido.
>> Mais economia
O horário de pico ocorre das 17 às 20 horas. Por esse motivo, o preço da energia fornecida tende a aumentar, já que é o período em que a população mais consome energia elétrica. Recorrer ao uso de um gerador te ajuda a economizar bastante a conta de luz, além de oferecer proteção contra apagões.
>> Mais comodidade e conforto
Se você tem um gerador, alimentos que estão nas geladeiras, por exemplo, não vão sofrer com a queda de energia. O conforto também é garantido, já que os aparelhos eletrônicos vão funcionar normalmente: computador, televisão, micro-ondas, rádio. Se acontecer um apagão, você não vai perceber.
>> Mais produtividade
Com um gerador de energia, quedas repentinas de eletricidade na sua empresa não poderão interromper o dia de trabalho da sua equipe, garantindo maior produtividade.